terça-feira, 3 de agosto de 2010

Xadrez !!


Decidi fazer este post depois de ver uma bela camisa preta xadrez.. saindo da máquina.. foi comprada por motivos juninos, mas de fato ela nunca chegou nem perto de nenhuma barraquinha de quentão.
O xadrez é uma carta atemporal no jogo na moda! Quase um curingão!
O xadrez é uma estamparia que teve inicio na escócia em meados de 1700 e bolinhas. . Era feito em “tartã”, que é o nome de um tecido  de lã de tramas fechadas, que era colorido com pigmentos naturais :amoras, morangos e framboesas.
Teve por  função ser criado para distinção de clãs de famílias escocesas. Cada família tinha seu  alfaiate que criava manualmente os tecidos, cores , padronagens de xadrez , de maneira única e pessoal. E assim cada família criou seu tartã para diferentes ocasiões, festas, caça, trabalhos e até mesmo para namorar.... depois da segunda guerra guerra houve a democratização dos kilts e saias  xadrez pelo mundo.
Srta Coco trouxe essa padronagem para a alfaiataria e que até hoje habita nossos armários.
O Xadrez é uma estamparia bem vinda  em qualquer estação do ano, tendo maior visibilidade no inverno devido ao seu uso inicial em locais frios. Mas diante de tudo isso, o que fazer? Quando usar? Em que ?
Aí é que esta a parte divertida!!
Sabemos que o xadrez é tendência desta  estação, mas onde coloca-lo?
Adoro o uso do xadrez, como acessório e peça única.
Cachecol para um  look mais sóbrio, em tons de preto, cinza  com aplicação de vermelho com blusa e calça ou blusa e saia em escala de cinza também, discreto e elegante. Só para  lembrar o lenço marroquino já foi , ok galera!
Gosto de vestidos em xadrez clássico escocês, "tartã"tomara que caias ficam sempre bem, lembro-me de um que a Charlote (sex and the city) usou na festa escocesa do ex marido. Muito bonito e elegante, não consegui descobrir o designer, mas esta na quarta temporada!
Produções ousadas, envolvem o xadrez de maneira inusitada, meias calça, chapéus, sapatos. 
Mas que nesses casos eles são cobertura  de bolo, ou seja.. estão ali só para agregar.. eles são o centro das atenções, não deve  concorrer com mais nada. Lembrando que as cores são importantes, e elas NÃO SÃO COMBINADAS, são COORDENADAS!
Eu adoro o xadrez de cantina italiana, aquele menorzinho em tons de vermelho no máximo um vermelho e verde!
Vestidos, camisas, calças.. são muito bem  vindos em xadrez, lembrando em ter cuidado com volumes exagerados.. calças muito justas, aquele tomara que caia p/ quem tem muito busto.. aquele vestido justo demais para quem tem muito quadril e por ai vai...

Não temam o xadrez é uma ótima  padronagem que sempre cai bem em várias ocasiões desde aquela saída informal a formatura da sua prima de outra cidade! Ah e só pra lembrar, festa junina? Caipira? Brega? Essas associações não tem nada a ver, é so mais uma opinião de alguém de visão limitada , sem noção estética e  nada fashionista!

3 comentários:

  1. Adorei os sapatos!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do blog,da autora, pela contextualização, riqueza de detalhes, bons exemplos e conhecinmento de quem o escreve!
    Esta de parabens !!

    Recomendo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

E ai o que achou?